terça-feira, 28 de maio de 2013

3 O Centro da cidade - Centre-ville

Dando continuidade aos itens que mencionei no primeiro post do blog, vamos falar agora do primeiro e assim continuaremos.



Rue Maisonneuve quase esquina Peel

Centre-Ville ou Downtown? Vai depender do idioma que você estiver falando. Mas como aqui muitos falam dois idiomas, especialmente no Centre-Ville, então qualquer uma delas será bem entendida.
Igreja Anglicana - Saint Georges, 
na frente da estação Bonaventure 
Como  comentei, no centro da cidade, muitos falam dois idiomas. Mas nos locais mais afastados, a maioria fala apenas o francês. Se for um pouco mais velho, também você tenha grande dificuldade de conversar em outro idioma. A modernidade e a internet obrigou a que muitos sejam bilingues. Acabei encontrando canadenses aprendendo inglês juntamente conosco, na sala de aula. Incrível para um primeiro encontro, mas é verdade. As escolas são em francês, os pais falam francês, os canais de televisão muitos são franceses, duas grandes universidades (as do Estado) são em francês, um jornal em inglês, os demais , em francês. É como em muitas cidades do Brasil - falam português apenas no colégio; em casa, o italiano, o alemão, o pomerano, o chinês, o japonês...e assim vai.


Place Victoria
Assim também, o centro carrega consigo, construções da época dos primeiros franceses. Os nomes das ruas são na sua maioria, de santos - Rua Notre-Dame, Saint Hubert, Sainte Catherine, Saint Suplicy, Saint Anthony, Sainte Famile...Santo é que não fata! E Saint Laurent, o rio mais famoso e importante do Canadá e grande responsável pela entrada dos primeiros navegadores ao país (vikings 1000DC). No OldPort que falaremos depois isso é mais presente. Aliás, a Igreja Católica, através dos franceses, imperou e impera até hoje. Igrejas magníficas como a Notre-Dame (foi a maior Igreja da América do Norte, em altura) e a Oratório Saint Joseph (segunda maior cúpula no mesmo estilo após a do Vaticano). Ambas lindíssimos e merecem um dia de visita.

Mas no centro encontramos as principais ruas que atravessam Montreal de Leste a Oeste.- Rua Notre-Dame - que atravessa o Oldtown, Sainte Catherine - a do comércio - a rua Sherbrooke, a Maisonneuve. Todas são divididas pelo Boulevard Saint Laurent, em Leste e Oeste. Não podemos esquecer da Autoroute VilleMarie, em referência ao primeiro nome da cidade - Ville Marie.


Além das ruas, encontramos pequenas localidades chamadas Quartiers, como Quartier des Spectacles - são quarteirões onde se localizam neste caso, todos os espetáculos abertos e onde se encontram os princiais tearos. Temos também o Quartier latino, português, gay... e tudo ajuda a que qualquer pessoa se localize bem na cidade, ainda mais com a presença do rio e do Mont-Royal, morro no centro da cidade que centraliza também espetáculos, parque e um dos maiores cemitérios.

Enfim, Montreal, tem muito a oferecer.

Vejam algumas fotos:


 Num dia de muito frio e lá em abril, costumava sair bastante pelas ruas do centro a caminhar.
Acontece que tudo surpreende sempre; e não foi diferente a cada "passeada" que eu dava sozinha ou com amigos.. O novo e o velho se misturam e minha imaginação voa, querendo entender como era antes e como é hoje. Já ouvi pessoas reclamarem me dizendo ---aquelas casas que existiam lá, foram todas trocas por prédios gigantes! Isso acontece em todos os lugares.
A Estação de metrô e de trens, bem como terminal de ônibus chamado Bonaventure, tem muitos traços ainda da Montreal "velha". Nesta região central estão os prédios imponentes, na redondeza da Place du Canada. Ali perto a Catedral Maria Rainha do Mundo...Achei lindo o nome!


Estação Bonaventure - de onde "sai ou chega"
A bandeira não pode faltar
Prédios empresariias ao lado da estação
Bandeira do Quebec
Detalhe da Igreja Anglicana Saint Georges
Subindo a Rua Peel - ao fundo um prédio imponente 
- Hotel Marriott - achei engraçado que umas das tantas saídas 
da estação de metrô Bonaventure, sai no saguão do Marriott.
Que país teria um acesso tão fácil 
à recepção de um cinco estrelas?
Rua Peel
Igreja Anglicana na frente da estação
Place du Canada
Place du Canadá, minha primeira visão do centro de Montreal 
e já me fascinei. Mas voltarei lá para tirar essa cara de "invernão"!!!
Sempre uma garrafinha...mas em geral, com café, chá ou chocolate quente...
mas achei engraçado porque acho que em minutos tudo fica gelado! 
Mas eles insistem em levar bebidas quentes pelas ruas. Pior é nada! 
Falei pra menina que mora aqui na residência de estudantes 
- "teu café vai esfriar! -- Ela me disse que não. Mas que o suco da foto 
deve estar gelado, disso não tenho dúvidas.
Com o tempo descobri que o café na rua é caro demais e que se anda pouco tempo nas ruas - logo se pode entrar em local aquecido - não apenas metrô mas galerias subterrâneas. Depois falo disso.
Fica pertinho do centro quase chegando no "centro velho" 
- onde acontecem exposições, congressos, uma programação vasta na internet.
Christ Church Cathedral - provém do protestantismo, em estilo gótico..
Igreja por dentro


Centro de Montreal
 É bem verdade que o Canadá precisa de pessoas para trabalhar. Mas o problema é financeiro e demográfico. Os Canadenses não estão querendo ter filhos. A média de filhos por família consegue ser menor de 2. O país, em mais uns 30 ano, corre o risco de ser um país muito velho. Como consequência disso, os problemas financeiros acontecem, com aposentadorias, gastos com saúde e logo após, a falta de mão de obra, que propiciaria o crescimento do país. 
Nos USA, ter um filho nascido em território americano, facilita a permanência do imigrante. No Canadá, não. Nos USA, os imigrantes, especialmente os latino-americanos, se multiplicam (naturalmente e por conveniência).
Rua Metcalfe 
No Canadá, até as ruas do centro ficam por vezes vazias. Não tive nenhuma dificuldade de tirar fotos no meio da rua em pleno centro, na hora do "rush". Parece estranho. Existem engarrafamentos sim, mas só vi na saída da cidade quando as pessoas que vem ao centro, retornam à sua cidade "dormitório". Vir de carro é caríssimo (estacionamentos podem chegar a R$100,00/dia), mas talvez seja conveniente para quem está longe do centro. e estacione em bairros.



Mas acho que é o frio! Muitas coisas mudaram depois que o tempo melhorou. Não apenas as árvores, os jardins, as praças floresceram mas as pessoas e os carros começaram a sair mais para as ruas. Mesmo assim, engarrafamentos....ah...isso não vi, não!


Rua Cypress ao lado da Praça Dorchester


Rue Metcalfe e Praça de Dorchester


Catedral Maria Rainha do Mundo
Rue Ste Catherine, a principal do comércio 
Avenue McGill College, uma das escolas e 
universidades mais importantes do Canadá
Av McGill, ao fundo o MontRoyal, um dos pontos turístico 
mais importantes (ainda chego la!)
Square Phillipis na Rue Ste Catherine
No centro da cidade de Montreal, infelizmente, um fator social muito significativo e triste, é a presença de mendigos, muitos deles pedintes. Não incomodam ninguém, mas parecem ser resultado do fechamento das casas onde eles eram cuidados e moravam. Hoje, elas existem, mas no intuito de proteger quem não tem casa. Aqueles com problemas mentais tiveram que retornar às suas casas e serem cuidados. Porém, permaneceram nas ruas, perambulando, mendigando e por vezes fazendo coisas que não lhes é permitido.
Alguns parar a gente na rua e pedem cigarro, querem apenas falar em inglês...um deles me pedia cigarros no metro. Estava muito fedido, insuportavelmente sujo. Não dei muita conversa mas não adianou. Para afastá-lo, respondi - pronto...pra quê? - me perguntou ----"de donde?" já esboçando um sorriso. Quando respondi que era do Brasil...ai ai ai... me deu um tapinha nas costas, me disse "Braziiiilllll" e saiu rindo.


St-James United Church, Rue Ste Catherine

Place de Arts, onde tudo acontece!
Escultura no gelo que ainda permanecia congelada 
no frio de abril, na Praça das Artes
 No verão de Montreal, que promete 30ºC, são realizados diversos festivais - aqui, na Praça das Artes, tem um espaço especialmente montada para o Festiva de Jazz, um dos maiores do mundo.
Mas Montreal também tem Festival de Risadas (Piadas), Festival de Fogos de Artifício, Festival de Gêmeos e, hoje, soube do Festival da Cerveja. Ah, o Fetival de Corais, mas é em Laval, na ilha ao lado de Monteal, ao norte.
Place D'Arts


Boulevard Renee Levesque, que atravessa Montreal e, 
mesmo sendo importante, a gente vê essa falta de trânsito

Gostaram? Comentem, opinem e perguntem!!!
Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário